• Post author:
  • Post category:Conceito
  • Reading time:11 mins read

Defina, de uma vez por todas, o que é Cerveja Artesanal

Sem problemas! O que é cerveja artesanal, vou tentar

Após muita dor de cabeça e várias cervejas (artesanais) ingeridas, eis a resposta:
̶  Sinto muito, não existe uma resposta exata.

Calma, não vamos deixar vocês na mão. Vamos destrinchar uma série de conceitos e leis (levemente) esclarecedores.

Na falta de uma lei que conceitue e regulamente o que significa a cerveja artesanal no nosso país, caminhemos por partes.

O que é a cerveja?

Segundo a nossa legislação:

“Cerveja é a bebida obtida pela fermentação alcoólica do mosto cervejeiro oriundo do malte de cevada e água potável, por ação da levedura, com adição de lúpulo” .

Já de acordo com o Wikipedia, cerveja é “uma bebida produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada“.

Bem… E o que se entende pelo termo “artesanal”?

De acordo com o dicionário informal, o termo “Artesanal” refere-se a algo “que é feito sem recurso ou meios sofisticados ou técnicas elaboradas ou industriais”; “qualquer atividade feita manualmente ou com a utilização de máquinas consideradas rústicas. (primárias)”.

Já o nosso Wiki não define o termo “artesanal”, automaticamente redirecionando-nos a página que define Artesanato, descrito como “o próprio trabalho manual, utilizando-se de matéria-prima natural, ou produção de um artesão (de artesão + ato)”.

Ainda nessa definição de artesanal “wikipediana” as coisas começam a fazer algum sentido quando aborda o caráter tradicional do artesanato, que envolve a “produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas)”… ”realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento”.

Muitas definições e poucos esclarecimentos, certo? Calma… Vamos adiante.

Eu me arriscaria a dizer que esse “samba-do-criolo-doido” que é a cerveja artesanal no Brasil, como a cerveja da qual você:

  • Conhece a procedência,
  • Sabe de quem é a receita,
  • Sabe onde foi desenvolvida,
  • Sabe em que fábrica foi produzida
  • E tem certeza da utilização de ingredientes puramente naturais, sejam eles o malte, o fermento, o lúpulo e água, sejam eles adjuntos quase “bizarros” como a cagaita ou ostras.

No site do sommelier conhecido por muitos leitores, Maurício Beltramelli, encontramos uma excelente definição:

“Cervejas artesanais são aquelas produzidas quase que de forma caseira”.

“Várias microcervejarias, mesmo utilizando equipamentos modernos e engarrafando suas produções, ainda assim são consideradas como cervejarias artesanais pelo cuidado que têm com sua produção, indo desde os ingredientes básicos da cerveja, passando pela receita de preparo e chegando até aos conservantes finais, que devem ser naturais e não químicos”

“Ao ouvir falar em Cerveja Artesanal, pense em cervejas mais bem cuidadas, com produções mais restritas (mas não necessariamente pequenas), o que leva a produtos com resultados finais muito interessantes e diversificados”.

O que é cerveja artesanal nos Estados Unidos

Tocamos em um aspecto interessante que, nos Estados Unidos, por exemplo, é utilizado para definir se uma cerveja é artesanal ou não: a escala de produção.

De acordo com a associação americana Brewers Association, uma cervejaria artesanal é:

  • Pequena – produz até seis milhões de barris por ano – aproximadamente 700 milhões de litros)
  • Independente – nenhuma grande empresa do ramo de bebidas alcoólicas pode possuir mais de 25% de participação na sociedade da cervejaria, a não ser que seja outra cervejaria artesanal,
  • Tradicional – os sabores das cervejas derivam da fermentação dos ingredientes tradicionais ou inovadores.
Imagem: www.folha.uol.com.br

Cervejarias com produção em escala

Mas e quando se trata de uma cerveja produzida em escala industrial?

Ela perde a denominação de artesanal, apenas pela larga escala de produção?

E cervejarias como a Baden Baden ou a Colorado, ou outras também adquiridas por gigantes do ramo?

Ainda podem ser consideradas cervejarias artesanais? Aqui ressalto dois pontos:

Primeiro é que, sim, pra mim ainda serão cervejas artesanais. Conhecemos o autor da receita, os ingredientes utilizados, podemos descobrir a procedência desses ingredientes e se são naturais ou não.

Além disso, ainda que estejam inseridos em corporações gigantescas, são produzidas em escala restrita, dentro de um processo cuidadoso de criação, fermentação e maturação.

Já a qualidade do produto pode até vir a ser questionável, mas isso já é outro assunto.

Segundo ponto é que, a partir deste momento, tratamos de microcervejarias, não mais do conceito de cerveja artesanal. Define-se quem as produz, até quanto se produz, mas não o que é.

O que diz a ABRACERVA

Pois bem. Em seu estatuto, a ABRACERVA estabelece microcervejaria como:

“Empresa com sede no Brasil, de capital predominantemente nacional (mais que 50%), detentora de registro de estabelecimento produtor junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, que produza as próprias marcas, ou marcas de terceiros sob encomenda, podendo ou não comercializar no próprio local e que produz até 100.000 (cem mil) hectolitros de cerveja anuais”, algo em torno a 834.000 litros de cerveja mensais.

834 mil litros de cerveja é muita cerveja!

Você imagina um pobre coitado ou uma pobre cervejeira dedicada, engarrafando com seu grupo de três amigos/as “beernerds” esse tanto de cerveja todo mês?

Impossível! Ainda que quantitativamente as diferenças entre a cerveja popular (mainstream) e a artesanal sejam notórias, ambas são resultados de processos industriais de produção.

Automatizar processos dentro de uma cervejaria não significa que ela não seja mais artesanal.

imagem: www.bebendobem.com.br

Então, será que cerveja artesanal é o mesmo que cerveja caseira?

Também não, né?

Toda cerveja caseira é artesanal, mas nem toda cerveja artesanal é caseira, exatamente pelo que foi dito nos parágrafos acima.

Por mais “off-flavors” (aromas e sabores indesejáveis) que a sua cerveja tenha conseguido desenvolver ao final da produção, ela foi feita com o seu acompanhamento em todo o processo, desde a escolha da receita, compra dos insumos, o processo de fervura do mosto, a fermentação e a maturação.

Isso é como gestar um bebê, tamanho grau de envolvimento e cuidado!

E ainda me atrevo a dizer que em 98% dos casos, essa cerveja cheia de DMS, diacetil e butílico (nossa, você conseguiu!) é o primeiro passo para abrir a sua futura premiadíssima microcervejaria das galáxias!

Estão aí os Lapollis, Samuéis, Murilos ou Káthias (e tantos e tantas outras) que não me deixam mentir!

Duvido que depois de ler até aqui continue sem entender do que se trata!

Agora tá na hora de ir à loja da esquina (garanto que já tem uma lá!), escolher entre os inúmeros estilos disponíveis aquele que mais te agrada e refletir sobre o que acabou de ler.

O assunto não se esgota aqui, a teoria é infinita!

Mas o que ninguém pode te explicar é o que você vai conseguir captar da cor dessa cerveja que você escolheu, perceber como a espuma dela se formou e por quanto tempo persistiu no copo, os aromas intensos ou suaves que fizeram sua cabeça girar e voltar ao passado e, finalmente, as texturas e sabores tão diversos que preencheram sua boca a cada gole, levando você a uma experiência que, sem sombra de dúvidas, foi única e só você pôde reter.

Agora sim, você sabe o que é cerveja artesanal.

This Post Has 2 Comments

  1. Reginaldo

    Boa tarde Marta!
    Por acaso, é parente do Marco Ibanez da Formato IB de Campinas – SP?
    Excelente definição sobre cerveja artesanal.
    Uma consulta, sou de Curitiba, estive amadurecendo a ideia de produzir cervejas dentro de um container, servindo ao público. Assustam as diversas receitas em busca da melhor harmonização. Contactei os diversos fabricantes dos equipamentos, alguns em volumes excelentes, porém, preocupação sobre aceitação pública. Por favor, o que me recomendaria?

    1. Marta Ibanez

      Oi, Reginaldo. Tudo bem?
      Não sou parente do Marco. Ao menos que eu saiba. rs
      Você pede recomendação, mas eu fiquei confusa porque colocou vários aspectos sobre a sua ideia de negócio.
      Pode especificar mais, por favor? Qual é a sua dúvida, exatamente?
      Abraço!

Deixe um comentário