Cervejeiro Caseiro Artesanal SENAI: Como foi a 4ª turma
Aconteceu no final de semana passado, dias 17, 18 e 19 de março, no Treze Tílias Park Hotel na pitoresca cidade de Treze Tílias localizada no meio oeste catarinense, a 4ª turma do Curso Cervejeiro Caseiro Artesanal do SENAI.
Foram 27 alunos que vivenciaram um final de semana diferente, uma imersão no universo cervejeiro, uma experiência que vai muito além da sala de aula.
Como foi o curso:
Cervejeiro Caseiro Artesanal: 1º dia
Na sexta-feira os alunos começaram a chegar em Treze Tílias, alguns com seus familiares, e foram acomodados em seus apartamentos no Treze Tílias Park Hotel.
A partir das 17 horas iniciaram os credenciamentos e às 18 horas estavam todos acomodados na sala Mozart para o início do curso.
O conteúdo do primeiro dia é uma introdução a técnicas de degustação, com análise sensorial de vários rótulos de cerveja.
Cervejeiro Caseiro Artesanal: 2º dia
No sábado, após o café da manhã austríaco, os alunos embarcam em um ônibus de turismo e viajam cerca de 40 quilômetros até a cidade de Pinheiro Preto onde fica o LATEB – Laboratório da Tecnologia de Bebidas do SENAI/SC.
Este laboratório é um dos mais equipados e competentes do Brasil para análise de bebidas.
Nesta visita, os alunos acompanharam algumas análises e conheceram as necessidades e possibilidades de análise da água cervejeira e da própria cerveja produzida, para melhoria de processos e da qualidade da bebida.
Por volta das 12h30, já estavam de volta ao Treze Tílias Park Hotel para um almoço com feijoada. O clima estava muito propício para o prato.
À tarde, na sala Mozart, o conteúdo apresentado foi a da parte teórica sobre produção de cerveja caseira, preparando todos para a brasagem do dia seguinte.
Intercalando com os conteúdos, os participantes degustaram alguns rótulos de cervejas, com análise sensorial.
Às 17 horas, todos foram convidados para uma confraternização, com queijos e salames harmonizando com as cervejas Linden Bier, cerveja produzida na cervejaria do hotel.
Por volta das 21 horas, após o jantar com comida italiana, todos assistiram uma bela apresentação de danças típicas austríacas no Bier Halle (pub do hotel) onde a diversão, a dança e os sorrisos foram fartos.
Cervejeiro Caseiro Artesanal: 3º dia
No domingo pela manhã iniciou-se a brasagem de uma cerveja de trigo, onde todos colocaram em prática a teoria apresentada no dia anterior.
Uma cerveja foi produzida do início ao fim com a participação de todos os alunos.
Este é um momento de grande aprendizagem, pois os alunos tem todas as dúvidas sanadas pelo professor Douglas Merlo durante o processo de fabricação da cerveja.
Estava um dia lindo e agradável e a brasagem foi realizada na beira das piscinas do hotel.
às 16 horas foi servido um coquetel de encerramento com cervejas Linden Bier para todos. O “gran finale” de um final de semana incrível.
Cervejeiro Caseiro Artesanal: Os alunos
A 4ª turma estava incrível, com alunos de várias idades e profissões, que trocaram informações e experiências que enalteceram ainda mais o curso.
Segue o nome dos novos cervejeiros artesanais caseiros formados pelo SENAI/SC:
- Marlon Kujw
- Saulo Marcel dos Santos
- Robson Luiz de Santi
- Agostinho Henrique Bruxel
- Hélio Bonadiman
- Francisco Striolli
- Edenir Roberto Glaza
- Edilberto Minski
- Victor Santos da Rosa
- Günter Knolseisen
- Fabricio Vegini
- Vilmar Jose Di Domenico
- Anderson Martini
- Marcus Rafael Bittencourt
- Marcos Fernando de Ávila
- Christopher Rudolf Froehner
- Sergio A F O Filho
- Rudinei Müller
- Fernando Baldicera
- Rafael Almeida Tirapelle
- Lucio Amaral
- Marcelo Teston
- Alexandre Souza
- Tarik El Kouba
- Aureliano Xavier Antunes
- Wander Pugliesi
- Maurício Tomaz dos Anjos
Agradecemos a confiança de todos os participantes, e mais importante, agradecemos pelo convívio harmônico e agradável que proporcionaram um final de semana de muita cultura cervejeira. Até a próxima!