Mercado Cervejeiro em Crescimento:
Apesar da crise a cerveja artesanal cresce no Brasil
Mercado cervejeiro em crescimento, número de cervejarias artesanais no Brasil já cresceu 23% em 2018.
São 835 negócios atuando no setor.
Nestes nove meses de 2018, saltou de 679 para 835 o número de cervejarias artesanais independentes em operação no Brasil.
Os autores do estudo, o geógrafo Eduardo Marcusso e o auditor fiscal federal agropecuário Carlos Vitor Müller, destacam a importância da transparência ativa dos dados públicos.
Mercado Cervejeiro em Crescimento: 23% de crescimento em menos de 1 ano
O comparativo entre os dados de dezembro de 2017 e setembro de 2018 foi realizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O crescimento é de 23% no período.
São 169.681 produtos registrados por estas cervejarias.
Mercado Cervejeiro em Crescimento: Mercados Regionais
No comparativo de mercados regionais, o Sul ainda é região com o maior número de cervejarias.
Atualmente temos esta distribuição:
- Sul – 369 cervejarias
- Sudeste – 328 cervejarias
- Nordeste – 61 cervejarias
- Centro Oeste – 51 cervejarias
- Norte – 26 cervejarias
Entre os estados, o Rio Grande do Sul ocupa o primeiro lugar tanto em número de cervejarias quanto em densidade (cervejarias X habitante).
Os 10 Estados com maior número de cervejarias independentes são:
- Rio Grande do Sul – 179 cervejarias
- São Paulo – 144 cervejarias
- Minas Gerais – 112 cervejarias
- Santa Catarina – 102 cervejarias
- Paraná – 88 cervejarias
- Rio de Janeiro – 56 cervejarias
- Goiás – 25 cervejarias
- Pernambuco – 18 cervejarias
- Espírito Santo – 16 cervejarias
- Mato Grosso – 12 cervejarias
Mercado Cervejeiro em Crescimento: Autores do estudo
O geógrafo Eduardo Marcusso e o auditor fiscal federal agropecuário Carlos Vitor Müller são os autores do estudo que revela os números.
Eles destacam a importância da transparência ativa dos dados públicos e como estes contribuem para gerar um ambiente setorial mais estruturado.
Para o presidente da ABRACERVA – Associação Brasileira de Cerveja Artesanal, Carlo Lapolli, o crescimento significativo é acompanhado pelo aumento da representatividade do setor no consumo.
“O volume de público interessado e comprando a bebida artesanal também está se ampliando. Entendemos que a expansão na oferta faz com que mais pessoas sejam atendidas e percebam sensorialmente os diferenciais dos produtos artesanais”, comenta Lapolli.
Após o impacto positivo no paladar, o público vai se informar e perceber que a diferença entre as artesanais e comerciais não está só no copo, mas em toda a cadeia produtiva, acrescenta o presidente da ABRACERVA.