Brasserie Cantillon: Dia dedicado a Lambic
Hoje o dia da Expedição Cervejeira Bélgica 2018 foi dedicado ao templo da Lambic, a Brasserie et Musée Bruxellois de la Gueuze.
Para os apaixonados pelas cervejas produzidas na Bélgica, este é um lugar sagrado, uma cervejaria e museu dedicados a rica história das Lambic.
Lambic são cervejas de fermentação espontânea produzidas em uma pequena região da Bélgica, em um raio de aproximadamente 20 km, nos arredores da cidade de Bruxelas.
Na verdade não é correto chamar de cerveja, segundo Lorenzo Dabove, o Kuaska, maior expert do mundo em Lambic: “Cerveja é cerveja, Lambic é Lambic!”
Nos anos 1930 existiam apenas na cidade de Bruxelas mais de 140 produtores de Lambic, hoje resta apenas a Cantillon, deu para entender a importância deste lugar?
Os expedicionários foram recepcionados, por nada mais nada menos que Jean Van Roy, responsável pela produção das Lambic da Cantillon e também um dos melhores “blendadores” do mundo!
Brasserie Cantillon
A família Cantillon iniciou no negócio das Lambic por volta dos anos de 1900, inicialmente como uma revendedora da bebida.
Em 1937 a Cantillon começou sua espetacular história como produtora de Lambic, e até hoje ainda utiliza os mesmos equipamentos adquiridos no ano da fundação da brasserie.
As Lambic são produzidas com 65% de malte de cevada e 35% de trigo não malteado, e após a fervura o mosto é resfriado naturalmente em um reservatório (coolship), ou seja pela ação do clima frio da região da Bélgica, momento este onde as onde as leveduras e bactérias invadem o mosto.
Portanto não é inoculado a levedura no mosto, a Lambic é fermentada de forma natural pelas leveduras e bactérias selvagens.
E por um mistério da natureza, apenas nesta pequena região da Bélgica o produto final deste processo apresenta características únicas, portanto é impossível produzir Lambic fora desta região.
Algumas fotos do dia de hoje
Para você aprender tudo sobre as Lambic, participe da próxima Expedição Cervejeira Bélgica, que acontecerá em 2019.
Cadastre seu e-mail clicando aqui, e receba informações de como ser um expedicionário e ter uma aula magna sobre Lambic na Cantillon apresentada pelo Kuaska.