Preço da Cerveja Artesanal x Cerveja Comercial
O número de apreciadores e degustadores de cervejas, aumenta a cada dia.
Todos os dias postulantes a apreciadores de novas cervejas e sabores, passam em frente às gondolas dos supermercados e dão aquela espiadinha nas cervejas com rótulos diferentes e que não estão nos comercias de TV, com mulheres lindas, pessoas jovens e muito felizes, ou seja, o estereótipo de uma vida perfeita.
Sentem vontade de experimentar, porém em alguns casos, nem se aproximam muito, quando veem de longe, as tarjetas de preços das cervejas especiais.
O mercado brasileiro de cervejas, quer dizer: o grande mercado, investe há muito tempo em uma padronização de sabores e preços. O que é isso?
Os grandes fabricantes de cerveja investem muito em comerciais, e pouco em produto
De forma alguma quero afirmar que as cervejas produzidas por estas cervejarias são de má qualidade, na verdade, pelo capital financeiro que possuem, contratam os melhores profissionais cervejeiros do mercado para comporem seu quadro de funcionários, porém eles não produzem o que querem, e sim o que o grande mercado pede.
As cervejas standard lager, que as grandes cervejarias produzem, quase nada possuem de lúpulo, que proporciona o amargor e o aroma das cervejas, pois este é um insumo caro, proveniente de poucas áreas produtoras no mundo, em virtude do clima.
Para ter uma ideia, o índice que mede o amargor das cervejas é o IBU, nas standard lager vendidas pelas grandes, ele é de 8 a 15 IBU, enquanto que, em média, numa verdadeira Pilsen Tcheca este índice é de 35 a 45.
Então, as grandes cervejarias, através de seus produtos e marketing, acostumaram gerações e gerações de brasileiros a beberem uma cerveja com pouco amargor e quase nenhum aroma, mas a um custo baixo.
E também é hábito de nossas grandes cervejarias, a inclusão em suas receitas, de cereais não maltados, como milho e arroz, para deixar o processo produtivo mais barato.
As cervejarias artesanais, ou ditas especiais, prezam pela qualidade de seus insumos, não agregam cereais não maltados em suas receitas, e na grande maioria das vezes, o cervejeiro produz o que ele gosta, aprecia e acredita, e não o que mercado realmente pede.
Vamos fazer uma comparação com o mercado de vinhos:
Há alguns anos atrás, tomávamos os vinhos existentes, e gostávamos. Com a entrada no mercado de vinhos elaborados, mais caros, nos acostumamos e hoje quase não acreditamos que um dia gostávamos dos vinhos que existiam, não é verdade?
Questão de hábito, experimentação, degustação e conhecimento.
Uma cerveja artesanal, custa em média 15 reais, pergunto a você:
– Você compra um bom vinho no mercado ao este preço?
Então, degustadores e postulantes a degustadores de cerveja, vamos experimentar novos sabores, novos aromas, ter novas experiências gustativas.
Você não precisa iniciar com cervejas que custam 100 reais, mas comece a degustar, e verá que saber se o preço daquela cerveja é justo, passa pela cultura cervejeira que você tem.
E muito importante, não beba até a embriaguez extrema, beba para degustar e não se empanturrar.
Ein Prosit !!
Fonte de Referência: Cervejas, Brejas e Birras – Mauricio Beltramelli
Olá tudo bem estou querendo fabricar cerveja artesanal.mas estou com um pouco de medo que esse mercado realmente e lucrativo.pq na minhas conta vou enveste 25 mil reais será que eu vou ter esse retorno.vou fica grato por um palpite deus.
Olá, indico você conhecer este curso:
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