Delícia Italiana: Culinária e cervejas italianas
A Itália é hoje um dos países onde a cerveja artesanal mais cresce, a nova delicia italiana.
Uma revolução cervejeira artesanal relativamente jovem, que começou em 1996 com o nascimento de algumas micro-cervejarias no norte do país.
Desde sempre a Itália é um país reconhecido pela sua cultura vinícola, mas já fazem 10 anos que o país tem sido considerado por muitos experts do setor como uma surpresa no mundo cervejeiro artesanal.
Surpresa tanto em número de produtores, que cresce exponencialmente a cada ano, como na criatividade e qualidade dos seus produtos, que na maioria das vezes não são filtradas e passam por refermentação na garra.
Cerveja uma delícia italiana
E é justamente isso que a Expedição Cervejeira Itália 2018 quer mostrar.
A empresa Beer Trade – Expedição Cervejeira – é a primeira empresa de turismo cervejeiro a organizar uma viagem para desvendar a Itália Cervejeira, mostrando a criatividade dos cervejeiros em mesclar o mundo do vinho com o da cerveja, sempre enriquecendo a experiência sensorial com a gastronomia tradicional local.
Desvendar a nova Delícia Italiana
Iremos visitar tanto cervejarias do início da revolução cervejeira italiana como a Baladin, Lambrate e Birrificio Italiano, quanto cervejarias da “nova era” como Del Ducato e Extraomnes.
Visitaremos cervejarias especializadas em utilizar barris de madeira na sua produção, geralmente barris de madeira que anteriormente eram usadas em vinícolas, mas que hoje ajudam a dar um novo caráter as cervejas italianas.
Também iremos degustar um novo estilo de cerveja italiano, as Italan Grape Ales (IGA) cervejas produzidas com uma mistura de mosto de uva e cerveja, fermentados com fermento cervejeiro e geralmente maturados em barris de madeira.
Aproveitando a Expedição Itália Cervejeira 2018, já que estamos visitando um país ricamente gastronômico, visitaremos também produtores de queijos Parmiggiano Reggiano e de presuntos crus.
O que esperar da Trip Itália Cervejeira?
Resumindo, uma viagem pelas entranhas cervejeiras e gastronômicas italianas conhecendo, conversando e trocando experiências com os mais experientes e respeitados cervejeiros italianos.
Tudo isso com um guia mais que experiente: Douglas Merlo – morou por 8 anos na Itália onde se formou como Sommelier de Cervejas e trabalhou no segmento. Quando voltou ao Brasil ajudou a importar algumas marcas de cervejas artesanais italianas para o nosso mercado, além de ter feito uma cooperação entre o Festival Nacional da Cerveja em Blumenau e o Italia Beer Festival de Milão, promovendo o intercâmbio entre essas duas entidades.
E para fechar a Expedição Itália Cervejeira 2018 com chave de ouro, vamos participar em um dos eventos cervejeiros mais esperados na Itália, o EURHOP, evento que acontece no centro da cidade de Roma na região de Lazio, onde além de participarem produtores italianos participam também produtores belgas, dinamarqueses e ingleses, ou seja, um evento imperdível.
Vamos conhecer a mais nova delícia italiana, a cerveja artesanal?