Chegamos no mês de Dezembro e foi aberta a caça as cervejas de natal.
Antes de tudo gostaria de ressaltar que as cervejas de natal não representam um singular estilo, são simplesmente uma ampla tipologia onde a regra principal é a criatividade do cervejeiro.
Mas dependendo do país, existem modos diferentes de interpretações desse tipo de cerveja, construídas através de séculos de tradição.
As ricas e complexas características sensoriais dessas cervejas lembram os temperos acima citados, notas quentes de caramelo, café, chocolate e frutas cristalizadas e nos dão uma ótima abertura para harmonizações.
Mas podemos usar outras cervejas que não seja do tipo “cervejas de natal” para uma ceia?
Claro!!! Usando cervejas tendencialmente doces, intensas, ricas e complexas como algumas belgas Dubbel, Tripel ou Quadrupel, mas também inglesas Imperial Stout, Barley Wine ou Old Ales.
São cervejas que entram em perfeito matrimonio com uma ótima ceia de natal, onde todos os pratos são intensos e saborosos, basta pensarmos em um boa lentilha onde podemos trabalhar uma boa harmonização por contraste, ou mesmo as carnes, que geralmente são suínas, até chegarmos nos doces como panetones, chocolates e frutas secas (amêndoas, pistache, castanhas e nozes).
Por Doug Merlo
Doemens Biersommelier
Diplom Italian Beer Taster
Diploma BJCP
Certified Mixologist