Um fato curioso é a presença de uma estrela de seis pontas (hexagrama) em muitas ilustrações de rótulos de cerveja, principalmente das cervejarias mais antigas, em atividade ou já extintas.
A explicação que normalmente vem à tona sobre este fato é que indicaria uma referência à estrela de Davi ou ao povo judeu.
Na verdade esta estrela de seis pontas, também conhecida como “Selo Salomônico”, existe como um símbolo de tradições tanto do Oriente como do Ocidente.
Na antiguidade os acontecimentos inexplicáveis eram interpretados como resultados de forças ocultas, de origem divina, pois a ciência ainda não havia sido estruturada, o conhecimento era limitado. A bioquímica e a microbiologia eram desconhecidas e o conhecimento era fruto de muita observação.
Durante a Idade Média estas observações ou podemos dizer investigações eram conduzidas pelos monges, magos e alquimistas.
Especificamente no caso da cerveja, a explicação alquimista permitia combinar o Sol, a Terra e também os quatro elementos: ar, terra, água e fogo(calor).
Rótulo de Cerveja com Estrela de Davi
Por muito tempo, a fabricação de cerveja foi cercada de mistério, em decorrência da falta de compreensão do processo de fermentação.
Por isso, um dos primeiros símbolos que apareceram nos rótulos de cerveja, foi a estrela de seis pontas, que era a marca dos alquimistas.
Outras imagens e símbolos eram costumeiramente associados à cerveja, como ramos de trigo e cevada, geralmente colocados em torno de brasões, compuseram rótulos e marcas de muitos produtos e produtores ao longo da história. Alguns perduram até hoje.
Fonte: Larousse da cerveja – Ronaldo Morado – 2009
Eu li há algumas décadas, que a Antarctica ira trovar o símbolo
porque interessava a ela exportar para os países árabes e eles não aceitariam produtos com a estrela de David. Eles não bebem cerveja mas bebem guaraná. No Egito, os coptas, que são árabes cristãos, bebem cerveja.