Craft Beer: Mercado americano de cerveja artesanal
O mercado americano de cerveja artesanal (craft beer) vive hoje seu melhor momento na história, principalmente para os “Beer Lovers” (amantes da cerveja).
Hoje no mercado americano você encontra mais de 150 estilos de cervejas e mais de 20.ooo rótulos, números maiores que qualquer outro mercado do mundo.
Craft Beer: Números do mercado americano
Em dezembro de 2016, Brewers Association registrou um recorde de 5.301 cervejarias operando nos EUA, 826 cervejarias a mais do que em 2015.
As cervejarias artesanais americanas atualmente empregam cerca de 129 mil trabalhadores, que trabalham em tempo integral ou parcial nas mais diversas funções, incluindo muitos empregados que trabalham diretamente na fabricação.
Estes números contribuem significativamente para a economia dos EUA.
Craft Beer: Impacto econômico nos EUA
- A nível nacional as pequenas cervejarias empregam mais de 129 mil funcionários
- Na grande maioria são pequenas empresas, vitais em suas comunidades, que empregam em média de 10 a 50 funcionários
- As cervejarias pequenas e independentes promoveram um impacto de 55,7 bilhões de dólares na economia americana em 2014.
Projeção de crescimento das Craft Beer
E o mercado americano de cerveja artesanal não para de crescer.
A Brewers Association estima que mais de 2.000 cervejarias artesanais estão em fase de planejamento nos EUA.
O CraftBeer.com destaca que as cervejarias encontraram muitos desafios para todo este crescimento, mas o sucesso e a reputação de produtores das melhores cervejas do mundo não poderiam ter sido alcançados sem o apoio dos “Beer Lovers”, ou seja, sem os consumidores.
E o mercado brasileiro?
O mercado brasileiro segue a passos lentos o mesmo caminho, a diferença não está no empreendedorismo de nossos cervejeiros, mas sim no ambiente de negócios pouco favorável em virtude das burocracias governamentais.
Porém da mesma maneira que o consumidor americano é o responsável pelo crescimento do mercado de cervejas artesanais nos USA, nós consumidores brasileiros precisamos seguir o mesmo caminho.
Precisamos incentivar (consumindo) as cervejas de qualidade produzidas no Brasil, mesmo que o preço seja mais elevado, adote o #bebamenosbebamelhor
Fonte: CraftBeer.com